quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CERTIFICAÇÕES

ISO 9001 - Estabelece requisitos para o Sistema de Gestão  de Qualidade das empresas na prestação de seus serviços e produtos, provendo a confiança aos seus consumidores.

ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental para que as empresas gerenciem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente e que a comunidade não sofra com os resíduos gerados.

OHSAS 18001 - Sistema de Gestão voltado para a Saúde e Segurança Ocupacional. É uma ferramenta que permite a empresa controlar e melhorar o nível de desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

Podemos considerar como o estudo e a adaptação do meio envolvente às dimensões e às capacidades do homem, de modo que as máquinas, dispositivos, utensílios e mobiliário sejam utilizados com o máximo conforto, segurança e eficácia.
Deve ser feita uma análise por um profissional qualificado, visando diagnosticar as exigências das tarefas, identificar as características do trabalho, analisar as condiçoes de execução do trabalho, corrigir os postos, definir critérios de segurança e conforto e organizar ações de formação. Além da observação detalhada do profissional, é de extrema importância que seja feito um estudo direto, entrevistas com os funcionários, para que de uma maneira mais informal ele passe a diante informações de como executa as atividades e o que mais incomoda, auxiliando assim no diagnóstico e na solução dos problemas.

domingo, 6 de janeiro de 2013

MEDIDAS DE CONTROLE

ELIMINAÇÃO DO RISCO - é a aplicação de medidas específicas que visam estabelecer uma maior qualidade em Segurança do Trabalho . Estas medidas melhoram o ambiente de trabalho mantendo os trabalhadores mais protegidos.

NEUTRALIZAÇÃO DO RISCO - havendo a impossibilidade da eliminação do risco, podendo ser temporária ou definitiva, deve-se adotar meios de neutralização dos riscos visando a melhoria e o conforto no ambiente de trabalho.

SINALIZAÇÃO DO RISCO - são trabalhos técnicos que visam a identificação dos riscos através de cores conforme a NR 26 . Existe uma forma mais detalhada de sinalização e proteção conforme a NR 12.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

É um documento obrigatório, elaborado pelo Técnico em Segurança do Trabalho e tem como função a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho.
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos (ruído, vibrações, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes), agentes químicos ( poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores), agentes biológicos (bactérias, fungos, parasitas, vírus, entre outros).
O PPRA deverá ser elaborado anualmnete ou sempre que necessário deverão ser feitas atualizações e ajustes.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DOENÇAS

DOENÇA OCUPACIONAL
É  a perturbação funcional, lesão corporal, alteração psicológica, que ocorre no meio ocupacional (ambiente de trabalho) onde o trabalhador exerce suas funções.

DOENÇA PROFISSIONAL
É enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, como a exposição a agentes físicos químicos e biológicos.

DOENÇA PSICOLÓGICA RELACIONADA AO TRABALHO
São distúrbios psíquicos causados por fatores como monotonia, ruído, desavenças com colegas ou superiores e stress em geral.

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O PCMSO tem obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e tem como objetivo a promoção e preservação da saúde de seus trabalhadores.
Essa elaboração cabe ao Médico do Trabalho, e na ausência de tal, poderá ser contratado Médico de outra especialidade para coordenar o programa .
No PCMSO deve conter todo o histórico médico do funcionário, entre outros, a realização obrigatória dos exames admissionai, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissionais.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ACIDENTE DO TRABALHO

É uma lesão corporal ou perturbação funcional, que cause morte, perda ou redução da capacidade laborativa temporária ou permanente, que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa, sofrida pelo empregado ou trabalhador avulso.

Como previnir
- Conscientização
- Adotar medidas preventivas
- Boa avaliação do ambiente de trabalho 

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

O PPP é um documento obrigatório preenchido pelas empresas para todos os funcionários de forma individualizada e para fins de reconhecimento do INSS sobre as atividades exercidas e seus riscos respectivos .
No preenchimento do PPP deve conter nome, CNPJ e CNAE da empresa, informações pessoais do colaborador, se há ou não registro de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), descrição da atividade exercida e período, a exposição a fatores de riscos, e por fim, resultados de exames clínicos e complementares.
O documento poderá ser assinado por qualquer pessoa com procuração registrada em cartório e deverá ser atualizado anualmente ou se houver alterações de função ou na empresa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PT - Permissão para Trabalho

A Permissão para Trabalho é um documento que deve conter a assinatura do colaborador como forma de ciência de suas responsabilidades antes das execução de tarefas.
Deve ser especificado neste documento o período diário de trabalho, equipamento, sistema ou área envolvida na atividade, o local de realização, a tarefa a ser executada , as recomendações relacionadas aos riscos e é indispensável uma lista de verificações para confirmação da ordem em tudo que envolve ou está relacionado à atividade a ser exercida, tais como os EPI's ( Equipamento de Proteção Individual) necessários a cada função, dentre outros.

CAT - Comunicado de Acidente de Trabalho

CAT é um documento que deve ser preenchido e emitido quando ocorre algum acidente de trabalho e/ou de percurso.
Na CAT deve conter informações sobre o empregador , tais como nome da empresa, CNPJ, CNAE, entre outros, e as informações do acidentado e do acidente ou doença. Quando houver testemunhas coloca-se informações básicas como nome, endereço e contato.
Essas informações podem ser preenchidas pelo próprio acidentado, já as informações sobre o atendimento, lesão e diagnóstico, devem ser preenchidas por um profissional médico.